O Índice de Exposição Digital (IED) é um instrumento desenvolvido pela consultoria Brasil Sul Inteligência para monitorar o desempenho de políticos, personalidades e empresas no ambiente digital. Para tanto, desenvolvemos uma   metodologia e um algoritmo que permitem coletar e comparar diferentes dados produzidos por pessoas e instituições. O IED agrega métricas presentes nas redes sociais, exposição em notícias, Youtube e nos interesses de busca (Google Trends).

As informações são coletadas semanalmente para os candidatos ao governo do Paraná, assim optamos em divulgar os dados colhidos após o encerramento do período de realização das convenções partidárias, retratando um cenário mais provável das candidaturas (alguns movimentos podem alterar os concorrentes, como desistências,substituições ou impugnações).

Na semana correspondente aos dias 6 a 11 de agosto, o IED foi influenciado pelos seguintes aspectos: o início dos debates entre os candidatos; os “melhores momentos” de cada candidato nos debates vinculados posteriormente em suas redes sociais; o interesse por parte do eleitorado em conhecer os aspirantes ao governo do estado.

No geral, podemos perceber que o atual ocupante do cargo (Ratinho Júnior – PSD) obteve um Índice de Exposição Digital significativamente menor do que seu principal concorrente: Roberto Requião (PT). O gráfico pode ser visualizado abaixo:

 

O ex-governador Roberto Requião (PT) obteve um IED de 26,6 pontos, parcialmente por conta do conteúdo publicado em suas redes sociais e pelas críticas ao não comparecimento do governador Ratinho Júnior (PSD) no debate promovido pela Band. O atual ocupante do cargo obteve um índice de 12,7 pontos. No caso de Ratinho Júnior, suas postagens nas redes sociais geraram pouco engajamento nessa semana e seu canal no Youtube está sem atividade desde de 2018. Tais aspectos influenciaram o menor desempenho do governador.

Para acessar o relatório em PDF clique aqui.

Editoria: Eleições 2022, Índice de Exposição Digital