O Índice de Exposição Digital é um instrumento desenvolvido pela consultoria Brasil Sul Inteligência para monitorar o desempenho de políticos, personalidades e empresas no ambiente digital. Para isso desenvolvemos uma metodologia e um algoritmo que permitem coletar e comparar diferentes dados produzidos por pessoas e instituições. O IED agrega métricas presentes nas redes sociais, exposição em notícias, Youtube e nos interesses de busca (Google Trends).

As informações são coletadas semanalmente para os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, assim optamos em divulgar os dados colhidos após o encerramento do período de realização das convenções partidárias. Dessa forma retratando um cenário mais provável das candidaturas (alguns movimentos podem alterar os concorrentes, como desistências, substituições ou impugnações).

Na semana correspondente aos dias 6 a 11 de agosto, o Índice de Exposição Digital foi influenciado pelos seguintes aspectos: o início dos debates entre os candidatos; os “melhores momentos” de cada candidato nos debates vinculados posteriormente em suas redes sociais; o interesse por parte do eleitorado em conhecer os aspirantes ao governo dos estados.

No geral, podemos perceber que o governador eleito em 2018 (Eduardo Leite – PSDB) obteve um Índice de Exposição Digital significativamente menor do que seu principal concorrente: Onyx Lorenzoni (PL). O gráfico pode ser visualizado abaixo:

 

Para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) foi o candidato melhor colocado no Índice de Exposição Digital, obtendo 47,9 pontos. A notável diferença da exposição digital se deve ao fato de suas publicações nas redes sociais estarem fortemente vinculadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e terem viralizado na última semana. O governador eleito em 2018, Eduardo Leite (PSDB), obteve um Índice de Exposição Digital de 9 pontos.

Para acessar o relatório em PDF clique aqui.

Editoria: Eleições 2022, Índice de Exposição Digital, Rio Grande do Sul